O Távora
Recriação das Nicolinas 2016
Depois de semanas de ensaios realizaram-se na passada segunda-feira, dia 28 de novembro, pela nona vez, na EB1/JI de Caneiros a recriação dos vários números das festas das Nicolinas, Pinheiro, Maçãzinhas, Pregão e Moina.
Este evento foi organizado pelo Departamento da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Fernando Távora em parceria com a Tertúlia Nicolinus Populorum e a Associação de Festas Nicolinas 2016.
Estiveram envolvidos os alunos das EB1/JI de Caneiros, da Nª Sª da Conceição, do Motelo, de Pencelo, do Centro Paroquial de Fermentões, do Jardim de Infância da Casa do Povo Fermentões e do Centro Social de Pencelo.
A tarde começou com os desfiles desde as várias escolas até à EB1/JI de Caneiros. Aí chegados, começou a declamação do Pregão de S. Nicolau, escrito pelos alunos do 4º ano de todas as escolas e recitado pelos alunos Fábio Costa da Escola de Caneiros e Gonçalo Machado da Escola da Conceição. De seguida, foi recriado o número das Maçãzinhas. Após o cortejo pelas ruas de Caneiros, foi enterrado o Pinheiro no recinto da escola e no final a Moina, para retemperar energias porque no dia seguinte realiza-se o Pinheiro e é preciso ter força para as rijas baquetadas.
O diretor terminou a atividade com palavras de incentivo, pois ano após ano o Agrupamento de Escolas Fernando Távora afirma-se como incubadora de futuros Nicolinos, iniciando o espirito Nicolino e mantendo acesa a chama da tradição.
A galeria de fotos da atividade pode ser encontrada na seguinte hiperligação: