Comunicado

Comunica-se a todos os encarregados de educação que, em conformidade com decisão governamental e orientações da DGEstE - Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, encontram-se suspensas todas as atividades letivas e não letivas presenciais na escola, de 16 de março a 13 de abril.

Chama-se atenção que, esta suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, terá efeitos tanto mais positivos quanto os alunos e as famílias cumpram estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas.

PLANO DE CONTINGÊNCIA – COVID-19

As Autoridades de Saúde Nacionais determinam, a todos os serviços e estabelecimentos escolares, a elaboração de planos de contingência – COVID-19, que minimizem o risco de contágio e permitam o bom funcionamento das atividades essenciais.

Assim, face às orientações emanadas pelas entidades competentes, apresenta-se o Plano de Contingência – COVID-19 do nosso Agrupamento de Escolas, o qual define um conjunto de orientações que permite a preparação e adequação da resposta de cada escola, centrando-se nas questões operacionais a acautelar, por forma a proteger a saúde dos alunos, docentes, técnicos e funcionários bem como os encarregados de educação e visitantes, assegurando a continuidade da atividade.

Uma vez que o documento tem um conjunto de procedimentos, recomendamos a leitura atenta para que o mesmo seja do conhecimento de todos.

Disponibilizam-se ainda as seguintes informações relacionadas com o COVID-19:

- INFORMAÇÃO 004/2020 de 23 /02/2020

- INFORMAÇÃO 005/2020 de 27/02/2020

- ORIENTAÇÃO 006/2020 de 26/02/2020

- CARTAZ INFORMATIVO

- DESPACHO nº2836-A/2020 de 02/03/2020

A aplicação das medidas previstas no plano de contingência não invalida a aplicação das recomendações e informações emitidas e a emitir pela DGS.

A Direção Geral de Saúde (DGS) actualizará as informações que achar pertinentes.

Início do ano hidrológico

O mês de outubro marca o início do ano hidrológico e consequentemente a chegada das primeiras chuvas e ventos fortes.

É importante então adotar medidas preventivas de forma a diminuir o risco associado a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos do solo.

Mais informação pode ser consultada aqui.

Mensagem de Natal e de ANO NOVO 2020

Aqui estamos mais uma vez no solstício de inverno e na noite mais longa. Estamos no Natal e com ele celebramos a Família. É a noite mais mágica das noites: a noite do menino Jesus, do pai natal, do sapatinho, a surpresa das prendinhas, o presépio, os reis magos, a árvore de natal… É a festa da família

Nesta quadra especial, desejo a todos os alunos, docentes, técnicos e funcionários e suas famílias, Órgãos Sociais, Associações de Pais e instituições amigas, um NATAL FELIZ, e que no “sapatinho” de cada um de nós, venha um NOVO ANO cheio de sucesso escolar, pessoal e profissional, mas também, repleto de saúde e de afetos, de partilha e de solidariedade.

José Armindo Pinto Pinheiro

Diretor do Agrupamento Fernando Távora