Boas-vindas ao novo ano letivo do Diretor Fernando Mendes

Bem-vindos ao novo ano letivo 2021 / 2022

Caros Encarregados de Educação,

Alunos e Crianças.

No início de mais um ano letivo, quero saudar todos os Encarregados de Educação e dar as boas vindas aos novos alunos e crianças que vão frequentar os jardins-de-infância e escolas do Agrupamento Arquiteto Fernando Távora e desejar a todos um excelente novo ano letivo!

Depois de quase dois anos de diversos constrangimentos, provocados pela pandemia, que transformou a vida escolar, com introdução de muitas alterações à organização e funcionamento “tradicional” da escola, espera-se que este novo ano letivo decorra com mais “normalidade”. No entanto, o retorno à normalidade das atividades que envolvam risco de aglomeração deve ainda ser evitado.

Felizmente, ultimamente, verifica-se um alívio das “restrições covid” que foram sendo impostas mas, mesmo assim, pelo menos para já, a situação obriga ainda a muitos cuidados e cumprimento de regras que apesar de com o tempo, se adivinharem mais suaves, exige-se ainda não deixar de cumprir e fazer cumprir.

A organização escolar deve então ser orientada “pelo princípio de minimização de risco” pelo que se mantêm em vigor as regras de distanciamento social, higiene, etiqueta respiratória, ventilação de espaços e uso obrigatório de máscara social certificada.

Como definido pelas direções gerais da Educação e da Saúde, sem máscara, ninguém pode entrar, circular ou estar no espaço escolar. Neste sentido, tal como o ano passado, será distribuído a cada aluno um kit com 3 máscaras, com possibilidade de 25 lavagens, tornando-as suficientes para todos os dias letivos deste período.

Para além destes princípios básicos, o diretor de turma irá fornecer mais uma série de orientações sobre a forma de estar e funcionamento da escola, nomeadamente regras de circulação, higienização das mãos, funcionamento do bar e da cantina que continua a exigir de todos um rigoroso cumprimento de normas que são fundamentais para o desenvolvimento do ano letivo com confiança e sucesso

O ano letivo passado, a situação pandémica obrigou a escola a adaptar-se e proceder a muitas alterações de funcionamento, que embora não fossem as ideais para a escola e famílias, foram as que o momento exigia. Mesmo assim a escola, conseguiu, com êxito, cumprir a sua missão.

Perspetiva-se que este ano letivo decorra mais suave e com mais estabilidade pelo que foram tomadas algumas medidas organizacionais, nomeadamente em termos de horário de funcionamento, que, com certeza, irão proporcionar a todos, alunos, pais, docentes, assistentes administrativos e assistentes operacionais, o desenvolvimento da atividade diária num clima escolar mais saudável, com mais confiança e por conseguinte com mais qualidade.

Para além do nosso sempre rico e generoso Plano Anual de Atividades, contribuirá com certeza para o incremento de qualidade o desenvolvimento de outros projetos, em continuidade ou novos, como o programa Escola Digital, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital do Agrupamento, Planos de recuperação de aprendizagens, Prorrogação do Plano Plurianual de Melhoria TEIP e Novo sistema de Classificação e Avaliação cujo projeto, articulado com todos os departamentos e aprovado no conselho pedagógico constituí um “conjunto de regras a cumprir e respeitar por todos os docentes no desenvolvimento da avaliação pedagógica, seja ela formativa ou sumativa”. Assumindo o princípio da transparência todos os documentos estruturantes do Sistema de Avaliação Pedagógica serão colocados no site do agrupamento.

Com estes desafios, outros projetos e atividades iremos com certeza cumprir o objetivo da Escola do séc. XXI, de modo a garantir que todos os nossos alunos adquiram, com qualidade e sucesso, as aprendizagens essenciais em articulação com o consagrado no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e para o qual é também essencial a participação e colaboração de todos os encarregados de educação.

Fernando Mendes

Diretor