Corta-mato Escolar

BE Janeiro 29, 2024 0
Corta-mato Escolar

O Corta-Mato Escolar é uma iniciativa do Desporto Escolar Nacional, em colaboração com a Federação Portuguesa de Atletismo, à qual a Direção Regional da Educação e Administração Educativa, no âmbito das atividades do Desporto Escolar, se associa, com as adaptações ao Regulamento julgadas convenientes, em função da realidade geográfica da Região.

Através da participação de um cada vez maior número de alunos, esta competição realiza-se em três fases: escolas, regionais e nacionais.

O laborioso e dinâmico Grupo Disciplinar de Educação Física organizou o corta-mato para os alunos de todos os níveis de ensino da Escola Sede e para os alunos do quarto ano das escolas do Agrupamento, na manhã do dia 25 janeiro.

O dia nasceu propício para a prática desta modalidade, a pista estava preparada, os comissários estrategicamente colocados, os cronómetros afinados, a Polícia de Segurança Pública controlava o trânsito e os alunos estavam prontos para aplaudir os seus atletas/colegas favoritos.

Este evento desportivo contou com significativa participação de alunos. Estes foram agrupados nos respetivos escalões (Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis). Foi uma manhã de festa, os alunos/atletas participaram com empenho e entusiasmo no sentido de obterem as melhores classificações e foram sempre muito apoiados pelos colegas e pelos professores.

Os objetivos desta atividade passaram pela promoção do atletismo, da prática do exercício físico, pela adoção de estilos de vida ativos e saudáveis; pela criação de momentos de confraternização, de boa disposição entre os alunos, entre estes e os professores e, também, pelo apuramento de alunos para representarem o Agrupamento no corta-mato distrital. Irão participar cerca de 35 alunos do Agrupamento. A zona ribeirinha do parque das termas, em Vizela, será o palco do Campeonato Regional de Corta-mato Curto da Associação de Atletismo de Braga.

Recorda-se, sempre, com imenso orgulho, que esta terra de Fermentões foi e é berço de atletas de grande sucesso e que nesta modalidade (atletismo) tem expoente máximo nos brilhantes Gémeos Castro (Domingos e Dionísio).

Os Professores de Educação Física e todos os que nesta atividade participaram, salientaram que foi um sucesso e agradeceram o contributo de todos aqueles que de algum modo colaboraram.

Votos de sucesso para os novos desafios.