Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Restauração da Independência de Portugal 1 de Dezembro – feriado nacional

BE Janeiro 7, 2021 0
Restauração da Independência de Portugal  1 de Dezembro – feriado nacional

O Agrupamento de Escolas Fernando Távora celebrou este dia nas salas de aula com os alunos.

As comemorações de dias históricos são uma oportunidade para sensibilizar os alunos para a importância do papel da História na formação da identidade das pessoas de um país, de uma região ou de uma cidade. Foi, também, objetivo dar a conhecer e realçar a importância de preservar o património cultural.

No dia um de dezembro, celebraram-se 380 anos desde a Restauração da Independência de Portugal, evento ocorrido em 1640. A Restauração da Independência, mais precisamente a Restauração de Portugal como país soberano, é o nome que se dá ao golpe de Estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiado por um grupo designado de “Os Quarenta Conjurados” e que se alastrou por todo o Reino, pela revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da dinastia filipina castelhana.

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640 invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, aclamando D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

Como vem a culminar com a instauração da 4ª Dinastia Portuguesa – a casa de Bragança – com a aclamação de D. João IV -, este evento também é corretamente designado como “A Aclamação da Independência de Portugal”.

Assim, a Restauração da Independência foi um processo histórico que culminou com a autonomia portuguesa após sessenta anos de União Ibérica (1580-1640).


-->

Deixe um comentário »