Os Direitos da Criança

BE Novembro 28, 2023 0
Os Direitos da Criança

Todos os anos, no dia 20 de novembro, comemoramos um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Trata-se de um conjunto de normas internacionais estabelecidas para proteger e garantir o bem-estar das crianças, permitindo protegê-las contra a violência, a exploração e a negligência. É muito importante criar-lhes um ambiente seguro para o seu desenvolvimento e permitir-lhes o acesso a cuidados médicos adequados às suas necessidades, ter uma casa para viver e uma  alimentação saudável.

Um dos direitos fundamentais é o direito que todas as crianças têm à educação, independentemente da sua origem ou da sua situação económica, que lhes irá permitir alcançar objetivos, qualidade de vida, um emprego estável  e ter uma vida melhor. Uma criança que vai à escola adquire competências de leitura, escrita e cálculo que lhe permitem ser mais autónoma, ter mais sucesso nos caminhos que escolher e  sentir-se mais confiante e mais livre.

Neste dia 20 de novembro, não podemos esquecer Malala Yousafzai, uma ativista do direito à educação das crianças, que recebeu o prémio Nobel da Paz por tudo o que fez a favor da educação no seu país natal, o Paquistão. Quando recebeu o prémio, destacou no seu discurso que “não é tempo para ter pena das crianças, é tempo de atuar para que nenhuma criança seja privada da educação”.

Sabemos, no entanto, que há cada vez mais crianças que sofrem de violência, migração, abandono escolar, casamento infantil, etc.

Concluindo, gostaríamos de tornar todos os dias no “Dia Universal dos Direitos da Criança” porque todas as crianças têm o direito de viver livremente todos os momentos da sua vida.

Alunos do 9ºB