Galardão Eco Escolas

BE Abril 21, 2021 0
Galardão Eco Escolas

A Escola EB 2, 3 Fernando Távora foi galardoada com a “Bandeira Verde” pela terceira vez consecutiva. A mesma distinção foi conseguida como reconhecimento das boas práticas da Escola desenvolvidas no âmbito do programa “Eco Escolas” ao longo do ano letivo 2019/20.
O galardão Eco Escolas resultou da avaliação da qualidade de implementação da metodologia internacional “seven steps”, integrando este trabalho de forma implícita e explicita na estratégia de educação para a cidadania da escola.
Em 2020, devido à situação imprevisível e inesperada da pandemia, o Dia das Bandeiras Verdes, realizou-se no dia 13 de novembro e teve um formato adaptado à nova realidade indo ao encontro das recomendações da DGS, decorrendo virtualmente e com transmissão em direto no canal Youtube ABAE. Neste dia, as escolas galardoadas receberam o galardão Eco-Escolas através dos membros do Município.
O objetivo foi reconhecer todos os que como a nossa Escola, apesar da pandemia, se envolveram e levaram até ao fim o Programa Eco Escolas. Foram galardoadas 1617 escolas este ano, assim como, os municípios que as apoiaram, os Eco Agrupamentos e as Escolas Madrinhas e, principalmente, o trabalho empenhado de toda a comunidade educativa.
Virtualmente participaram, ainda, em representação dos 20 distritos/regiões autónomas, uma escola e um município por região: a escola mais antiga no Programa e o município que possui mais Eco Escolas ou que tem 100% das suas escolas públicas envolvidas. A cerimónia contou ainda com a presença dos parceiros, Secretários de Estado do Ambiente e Educação e teve o apoio de Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

Olívia Furtado