Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

ERASMUS + UMA JANELA PARA O MUNDO – Mobilidade a Bistrita-Nasaud – Roménia

BE Junho 24, 2018 0
ERASMUS + UMA JANELA PARA O MUNDO – Mobilidade a Bistrita-Nasaud – Roménia
Projeto ERASMUS+ “Social Inclusion of Disadvantaged Students”
 
Mobilidade a Bistrita-Nasaud – Roménia
 
ERASMUS + UMA JANELA PARA O MUNDO
 
“A experiência de viver durante alguns dias com outros estudantes, nas suas casas, partilhar hábitos, perceber o seu modo de estar, é enriquecedor, ajuda-nos a crescer e a ganhar maturidade, a olhar para outras culturas de forma mais recetiva e perceber a riqueza da diversidade, desenvolvendo em nós uma identidade comum”…
 
A segunda mobilidade deste projeto teve como destino a bonita cidade de Bistrita, localizada na região da Transilvânia, na Roménia. Eu e o professor Fernando Paiva, juntamente com as alunas Margarida Sousa, Beatriz Pinheiro, Beatriz Ribeiro e Bárbara Gomes, iniciamos esta viagem no domingo, dia 6 de maio, bem cedinho. Por volta das 5.30h encontramo-nos todos no aeroporto, juntamente com os familiares, onde aproveitamos para tirar uma fotografia conjunta de professores, alunas e famílias. Depois de alguns abraços e algumas lágrimas, fomos para o avião, que descolou por volta das 7.25 horas e nos levou, após um voo de 2.30h, até Bruxelas, onde fizemos uma escala de 8 horas. Aproveitamos para fazer uma visita rápida pela capital belga, também conhecida pela “capital da União Europeia”. Neste pequeno período de tempo pudemos visitar alguns dos monumentos simbólicos da cidade de Bruxelas. Passado o tempo da escala, retornamos ao aeroporto para iniciarmos a segunda parte da viagem, rumo a Cluj-Napoca. O avião levantou voo às 20.10h locais e aterrou em Cluj às 23.30h (na Roménia são mais 2 horas que em Portugal). Quando aterrámos, tínhamos os professores da escola romena à nossa espera, para nos transportar de carro, numa viagem de cerca de 1.30h, até à cidade de Bistrita. Chegados a Bistrita, pela noite dentro, fomos para os respetivos alojamentos para o merecido descanso, depois de um longo e cansativo dia de viagem.
Na segunda-feira, dia 7, pela manhã, apresentamo-nos na escola “Technical College Grigore Moisil” onde fomos recebidos pela direção da escola e apresentados às diferentes delegações. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da escola e o meio que a rodeia. A seguir os alunos foram para a biblioteca onde realizaram um pequeno trabalho, onde se pretendia, através de alguns desenhos numa cartolina, referenciar o nosso país. Por volta da 13.00h fomos todos almoçar ao refeitório da escola, onde tivemos oportunidade de experimentar a comida local. Findo o almoço, retomaram-se os trabalhos que terminaram por volta das 17h. De seguida, os alunos tiveram a oportunidade de dar um pequeno passeio pela cidade.
Na terça-feira, dia 8, os alunos foram para a escola de manhã cedo, para iniciarem a atividade de pintura no Hobby Club “Learning glass paintings”, com a orientação da famosa Artista/Pintora Romena Victoria Fătu Nalaţi. Os alunos começaram por escolher o motivo para as pinturas de cada um. Passada esta fase, cada um deles deu início à sua pintura, sempre com a orientação da Artista. Esta tarefa continuou da parte da tarde, onde os alunos terminaram os belíssimos trabalhos, que depois lhes foram oferecidos, para trazerem para Portugal como recordação desta atividade. Finalizados os trabalhos, os alunos saíram todos para o centro da cidade.
Na quarta-feira, dia 9, iniciamos o dia bem cedo, rumo a Turda, para visitar as Minas de Sal, um local fantástico que proporcionou momentos inesquecíveis. Chegamos a Turda, por volta das 10 horas e, de seguida, iniciamos a visita às minas, onde pudemos apreciar toda a sua beleza, enquanto ouvíamos as explicações da guia local. Descemos um sem número de degraus, para chegar às galerias mais profundas e apreciar todas as alterações realizadas, com o objetivo de receber um elevado número de visitantes. Depois desta fantástica visita, fomos almoçar a uma escola local, onde estivemos cerca de 1.30h. Findo o almoço, rumamos a Cluj, onde pudemos visitar o centro histórico, ver alguns dos seus monumentos e fazer algumas compras num shopping local. Regressamos ao autocarro, pois tínhamos pela frente mais 2.30h de viagem de regresso. Chegamos a Bistrita já tarde, cansados, mas enriquecidos de cultura e conhecimento.
Quinta-feira, dia 10, foi um dia cheio, pois começou de manhã cedo e os alunos tiveram oportunidade de visitar o Castelo do Drácula, um dos marcos históricos mais importantes da Transilvânia. Este foi, sem dúvida, um momento inesquecível para todos eles. Finda a visita, os alunos foram almoçar, pois da parte da tarde iam participar na festa da escola (Spring Carnival). Esta começou a meio da tarde e os alunos fizeram-se acompanhar de adereços alusivos à primavera, de forma a decorar e alegrar este momento festivo. Houve muita música, dança, comidas e bebidas variadas e, sobretudo, muita animação e alegria.
Na sexta-feira, dia 11, fomos todos para o parque florestal “Schullerwald”, onde nos foi oferecido um picnic tradicional daquela região. Este magnífico parque estava devidamente equipado para este tipo de convívios e contava ainda com vários espaços desportivos e de lazer. Antes do almoço, os professores fizeram uma pequena caminhada pelo interior da floresta e os alunos aproveitaram os diversos campos de jogos para se divertirem. A seguir pudemos experimentar o almoço feito na hora e num enorme “panelão” típico da região. Na parte da tarde continuamos a disfrutar deste belo parque por mais algumas horas. No final da tarde regressamos à escola para um dos momentos mais emotivos deste projeto, pois era a hora da despedida, dado que algumas das delegações partiam nessa madrugada. Foi com emoção que nos despedimos, mas também com esperança num possível reencontro.
No sábado, dia 12, o dia começou mais tarde, pois, como não havia atividades agendadas, aproveitamos para prolongar o descanso. Assim, depois dum pequeno passeio matinal por Bistrita, fomos almoçar a uma pizzaria local, onde pudemos provar uma pizza deliciosa. Depois do almoço, demos um passeio pela cidade e tivemos a oportunidade de ver uma festa típica da região, com danças tradicionais, música, comida típica da região e outras atrações. De seguida, visitamos a Igreja Evangélica e subimos à torre, onde pudemos apreciar uma vista fantástica de toda a cidade.
No domingo, dia 13, foi o dia da nossa partida. Os preparativos começaram bem cedo, pois tínhamos de estar às 4.00 horas no aeroporto de Cluj, porque o avião partia às 6.00 horas rumo a Berlin, onde fizemos uma escala de 14 horas. Durante esta paragem foi possível visitar esta imponente cidade, repleta de monumentos recheados de história, nomeadamente as Portas de Brandenburgo, o Memorial do Holocausto, o Muro de Berlim, o Checkpoint Charlie, a Alexanderplatz, praça muito conhecida, onde se destacam as suas lojas e a enorme torre da TV. Finda esta memorável visita a Berlim, regressamos para o Aeroporto Schönefeld, onde tínhamos o avião às 21.15, que nos trazia para casa, após uma semana repleta de experiências e emoções que nenhum dos nossos alunos jamais esquecerá.
Esta experiência, proporcionada pela nossa escola, através do Projeto ERASMUS, vai de certeza perdurar por muito e muito tempo na memória dos nossos alunos.
A formação dos nossos alunos é para nós uma grande responsabilidade, o que nos leva a procurar projetos e atividades que os enriqueçam e lhes permitam uma formação integral, tornando-os cidadãos mais completos no seio de uma sociedade multicultural.
Edmundo Ramos

-->

Deixe um comentário »