O início de cada ano letivo constitui sempre num novo desafio para professores, mas também, especialmente para alunos e familiares, nomeadamente Encarregados de Educação.
O ano letivo passado não foi fácil!
Aliado ainda às complexidades provocados pela pandemia e à necessidade de promover atividades de recuperação de aprendizagens para os alunos, juntaram-se as “lutas” e divergências entre os profissionais das escolas e a tutela o que levou a vários momentos sem atividades educativas e letivas e ao consequente prejuízo de aprendizagens que inevitavelmente causou aos alunos bem como diversos constrangimentos aos seus familiares, para além dos, inevitavelmente, causados aos próprios profissionais da educação que depois de longos anos de trabalho, apesar de ganharem maturidade, conhecimento e sabedoria e, sobretudo experiência educativa, se vêm envelhecer e para muitos, as suas carreiras passarem completamente ao lado.
Apesar de desempenharem um papel fundamental ao educar, instruir, orientar e inspirar todos os jovens e as novas gerações, a não ser pela sociedade e comunidade em que se integram, os professores e os profissionais da educação continuam a não ver a sua profissão devidamente considerada por diversas instituições governamentais.
É, no entanto, com grande entusiasmo e alegria que damos as boas-vindas a todas as Crianças, Alunos e Alunas e Encarregados de Educação.
O Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora, está comprometido a proporcionar um ambiente seguro, estimulante e inclusivo, onde todos se possam desenvolver tanto academicamente como pessoalmente, aprendendo, crescendo, explorando novos horizontes e realizando novas conquistas.
Como sempre os professores e todos os profissionais da “escola”, conscientes da sua responsabilização pela educação e formação dos novos cidadãos e que o seu papel vai muito além da transmissão de conhecimento, constituirão sempre a última instituição a esmorecer. Move-nos sempre o gosto pela educação e “construção” de cidadãos conscientes, informados, críticos e participativos.
Devo referir que durante os muitos anos que já carrego de trabalho docente e em que tive também o privilégio de integrar a equipa executiva, de direção, gestão e liderança desta instituição, pude testemunhar o incrível trabalho realizado de forma sistemática por todos os docentes, técnicos especializados, técnicos administrativos, assistentes administrativos e assistentes operacionais. O trabalho não se constitui fácil, mas a dedicação incansável de todos, fez e faz todos os dias a diferença na vida de nossos alunos. Testemunho todos os anos o empenho e a dedicação de todos os profissionais do agrupamento em fornecer para além da educação e ensino, um ambiente acolhedor, com boas condições de estar, mentais e emocionais.
Para o cabal desenvolvimento e êxito desta nobre missão é, claro, fundamental o papel da família.
Só todos juntos, escola e a família, conseguimos construir uma comunidade educativa forte e unida, dedicada ao bem-estar e ao sucesso de nossos alunos.
Sem o profissionalismo de todos particularmente o empenho dos alunos, apoio, comprometimento e confiança das famílias e Encarregados de Educação o Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora não seria capaz de atingir os níveis de excelência que, na minha perspetiva, lhe são devidos e que, de resto, foi reconhecido pela Inspeção Geral da Educação (IGE) em atividades de inspeção e auditoria desenvolvidas ao nosso agrupamento durante este último ano letivo, nomeadamente “Avaliação externa“ e “Perfil dos alunos – Ação das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva,”, com atribuição de Bons e Muito Bons resultados.
Espero que este ano letivo tenhamos paz e serenidade para “olhar a escola” de forma mais holística e condições para, com o desenvolvimento nosso sempre rico Plano Anual de Atividades (PAA) e dos vários projetos em que o agrupamento sempre se envolve, nomeadamente o Projeto Includ-Ed, que integramos em 2020/2021, continuar a delinear “Caminho para uma Comunidade Escolar”, cada vez mais centrada no aluno e que consiga ir ao encontro das necessidades individuais de cada Um
Estou orgulhoso do trajeto do Agrupamento de Escolas Arquiteto Fernando Távora e de tudo o que alcançamos juntos. Expresso aqui a minha imensa gratidão, e desejo bom ano letivo a:
“Todos, todos, Todos!”
Fernando Mendes
Diretor