Workshop – “A sinistralidade e a Física”

BE Novembro 11, 2015 0
Workshop – “A sinistralidade e a Física”

À semelhança do ano letivo transato, o Agrupamento de Escolas Fernando Távora, através do seu Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família e da Biblioteca escolar, associou-se à PSP – Escola Segura para a realização de um ciclo de ações de sensibilização/formação sobre diversas temáticas.

A primeira aconteceu no passado dia 29 de outubro, pelas 15h30m na biblioteca do agrupamento. Intitulada “A sinistralidade e a Física”, esta ação foi desenhada a pensar nos alunos do 9º ano que no presente ano letivo se deparam com conceitos diretamente relacionados com a temática desta ação.

Em Portugal, a elevada taxa de sinistralidade rodoviária registada tem merecido, nos últimos anos, uma atenção especial por parte das autoridades rodoviárias, nomeadamente da Direcção-Geral de Viação (DGV), tendo resultado em campanhas de prevenção, legislação mais punitiva e uma consequente ação policial mais forte. Este é também um dos nossos objetivos: sensibilizar os jovens para os perigos rodoviários e para os cuidados a ter quando circulam na via pública.

A sinistralidade rodoviária é um fenómeno civilizacional, fruto da existência e da circulação em massa de veículos na via pública. As suas causas assentam numa dinâmica em que intervêm quatro supra fatores interrelacionados: humano, veículo, via e ambiente. Afeta, praticamente, todas as famílias, direta ou indiretamente, e tem consequências sociais, económicas e, até, ambientais nefastas. Estes foram alguns dos pontos mais referidos durante a formação, uma vez que num sinistro existem um conjunto de fatores que direta e indiretamente vão condicionar a vida das pessoas que nele estão envolvidos.

Questões como a velocidade, a ingestão de bebidas alcoólicas, o cansaço, o uso de telemóveis o estado do piso: chuva, a ausência de luminosidade, o trânsito, foram levantadas para que se pudesse explicar a relação que cada um tem com a sinistralidade nas estradas. Os alunos foram identificando estes fatores e em conjunto com os agentes relacionaram-nos com os sinistros que podem ocorrer.

Conceitos como a sinalização correta dos peões, a sinistralidade, vitimização, velocidade, danos físicos, psicológicos e materiais, desconcentração e uso do cinto de segurança foram referidos no decorrer da ação. A energia cinética, a massa, a velocidade, a ação-reação e a variação de velocidade foram também conceitos abordados pelos agentes que os corelacionaram com a sinistralidade.

Consideramos que foi uma atividade muito importante para os alunos, sobretudo agora que estão próximos de efetuarem prova escrita sobre estes conceitos. A docente da disciplina de Ciências Físico químicas, professora Sónia Jorge, esteve também presente e aproveitou para agradecer aos agentes a forma como abordaram o assunto de forma prática e contextualizada no seu ambiente de trabalho.

Mónica Varejão

Assistente Social Agrupamento de Escolas Fernando Távora