Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Recriação das Festas Nicolinas Pinheiro, Pregão, Maçazinhas e Moina

BE Janeiro 20, 2020 0
Recriação das Festas Nicolinas  Pinheiro, Pregão, Maçazinhas e Moina

 

 

Cumpriu-se no dia seis de dezembro a tradição escolar! Recriaram-se os vários momentos das Festas Nicolinas: o “Pinheiro” o “Pregão”, as “Maçãzinhas” e a “Moina” com a participação de toda a comunidade escolar.

Estiveram envolvidos os alunos das EB1/JI de Motelo, de Caneiros, da Nª Sª da Conceição, de Pencelo, do Centro Paroquial de Fermentões, do Jardim de Infância da Casa do Povo Fermentões e do Centro Social de Pencelo.

Este evento foi organizado pelo Departamento da Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas Fernando Távora.

O Agrupamento celebra pelo décimo segundo ano consecutivo esta tradição. Assumindo-se como laboratório, incubadora de valores que dão identidade única a esta mui nobre cidade de Guimarães.

As várias gerações cruzaram-se nos espaços da Escola e nas ruas da freguesia. O desfile do Pinheiro a todos agarrou no entusiasmo e na vontade de uma participação alegre, pujante e competente.

Os bois mostravam alguma agitação, o som era já cadenciado e ensurdecedor, o desfile chamava o palco, pedia a rua, queria aplauso. Ao sinal da batuta de nervoso maestro centenas de baquetas e maçanetas em punho, por entre outras tantas cabeças ornadas de coloridas mitras, gorros e chapéus, seguiram o mastro anunciador do início da festa.

As ruas de Caneiros transformaram-se em corredores de passadeira vermelha onde fluíam as estrelas e o espetáculo regateando merecidos aplausos e admiração sem fim de toda uma comunidade embevecida. Foram cerca de duas horas de animação, de convívio, de recriações, de recordações e de saudade.

Porta a porta, casa a casa, rua a rua a alegria conquistou os corações de todos aqueles que encheram as ruas e o carro de bois transportou o pinheiro até ao largo da escola de Caneiros onde iria, com galhardia e sentimento de dever cumprido, ser enterrado.

No final da tarde o Diretor do Agrupamento, professor José Pinheiro, distribuiu pelas crianças as prendas/”Posses” e realizou-se um convívio e lanche conhecido como “Moina”.

Estiveram presentes a Dra. Alexandra Handel em representação do Presidente da Câmara, o Diretor do Agrupamento de Escolas Fernando Távora (Professor José Pinheiro), representantes das juntas de freguesia, representantes da Associação de Pais, os professores, as educadoras, outros técnicos, muitos pais/encarregados de educação, grupos de Nicolinos Séniores e restante comunidade.

Regista-se a presença e colaboração da PSP de Guimarães, assim como de todos aqueles que disponibilizaram o seu trabalho, o seu empenho e outros meios (carro de bois, carros alegóricos, pinheiro, animais, instrumentos) indispensáveis para que este evento tivesse, mais uma vez, excedido as expectativas, quer na organização, quer na participação, quer no entusiasmo, quer na qualidade.

Valdir Teixeira


-->

Deixe um comentário »