Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Projeto – Justiça Para Tod@s

admin Junho 1, 2015 0
Projeto – Justiça Para Tod@s

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) do Agrupamento de Escolas Fernando Távora, em parceria com a Fraterna, no âmbito do projeto CSI-Crescer Solidário e Integrado, projeto de intervenção social, desenvolveu com um grupo de 15 alunos do Ensino Vocacional, o Projeto Justiça Para Tod@s. Este projeto culminou com uma sessão/simulação do julgamento de um “caso” de Bullying no dia vinte e oito de Maio no Tribunal da comarca de Guimarães.
O projeto Justiça para Tod@s visou fundamentalmente a literacia para a justiça. Colocou a Educação para a Justiça como ferramenta cívica fundamental num estado de Direito. Pretendeu facilitar e harmonizar a relação e a comunicação entre os jovens e os múltiplos sistemas relacionais em que se movimentam. Ajudou na interpretação correta dos deveres e dos direitos. Promoveu uma cidadania participativa, informada e responsável.

Foto 2 justiça
Ao longo do ano letivo este projeto foi uma excelente oportunidade para que este grupo de jovens contactasse com os vários protagonistas que intervêm nos processos judiciais – advogados, juízes, procuradores, polícias, infratores… Permitiu-lhes perceber que a Justiça estará sempre presente na vida de qualquer cidadão seja qual for a sua função social.
Estes jovens desenvolveram, ainda, a capacidade de analisar problemas e de argumentar, assim como de construir consensos, negociando, estabelecendo compromissos e resolvendo conflitos.
Este projeto teve o seu epílogo no Tribunal da Comarca de Guimarães com o julgamento de um “caso” de Bullying. Cada aluno protagonizou uma personagem dentro de um leque de possibilidades (vitimas, agressores, advogados, ministério público, psicóloga, diretora de turma…).
Para o sucesso deste projeto houve contributo do projeto CSI, do Tribunal, dos Escritórios Abreu Advogados, do advogado estagiário Dr.º Paulo Paulo Guedes Luís), do GAAF do Agrupamento de Escolas Fernando Távora e dos alunos.

Valdir Teixeira


-->

Deixe um comentário »