Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Projeto Includ-Ed – Um Novo Desafio Do Agrupamento Fernando Távora

BE Novembro 19, 2020 0
Projeto Includ-Ed  – Um Novo Desafio Do Agrupamento Fernando Távora

Projeto Includ-Ed

Um Novo Desafio Do Agrupamento Fernando Távora

O projeto INCLUD-ED – Comunidades de Aprendizagem é um projeto de pesquisa, coordenado pelo Centro de Investigação em Teorias e Práticas de Superação de Desigualdades (CREA) da Universidade de Barcelona, faz parte de uma rede internacional e está já presente em várias escolas. Em Portugal é dirigido a escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária.

O projeto INCLUD-ED é mais que um projeto é uma proposta de transformação educacional que procura melhorar a aprendizagem e a convivência de todos os alunos, para a construção de uma escola de qualidade com todos e para todos, numa perspetiva de inclusão e de articulação com a família e com a comunidade.

O Projeto INCLUD-ED tem como principal objetivo alcançar o sucesso escolar de todos promovendo a coesão social e a participação das famílias. Baseado nos Princípios da Aprendizagem Dialógica (Diálogo Igualitário, Inteligência Cultural, Transformação, Dimensão Instrumental, Criação de Sentido, Solidariedade e Igualdade de Diferenças) e num conjunto de Ações Educativas de Sucesso. O projeto traz práticas comprovadas cientificamente, como sendo eficazes para aplicar em sala de aula e para a gestão escolar.

O Agrupamento de Escolas Fernando Távora aceitou o desafio lançado pela Direção-Geral da Educação e faz agora parte do projeto INCLUD-ED. Orgulha-se de ter sido convidado para participar neste projeto que já está a ser dinamizado em diversas escolas europeias e latino-americanas. São coordenadoras deste projeto a professora Luísa Nogueira e a psicóloga Magali Miranda que, para o efeito, tiveram formação promovida pelo Ministério da Educação, em Coimbra.

Tertúlias literárias dialógicas são exemplos práticos das ações que foram e serão desenvolvidas no âmbito do projeto e que garantem bons resultados a nível académico, de convivência e solidariedade.

A docente e coordenadora da biblioteca escolar, Luísa Nogueira, dinamizou duas Tertúlias Literárias Dialógicas para alunos, familiares e docentes titulares de turmas do 3º e 4º ano do 1º ciclo de ensino básico, das EB1/JI N. Sr.ª Conceição e EB1 de Pencelo. Esta experiência piloto não só proporcionou um momento de cariz ludo pedagógico aos participantes como permitiu sensibilizar a comunidade educativa para o valor deste recurso e dar a conhecer o protocolo de implementação desta Ação Educativa de Sucesso (AES).

Considerando a motivação e interesse dos participantes, conclusões obtidas através do seu elevado nível de envolvimento e pertinência das suas intervenções, concluiu-se que neste ano letivo será extremamente proveitosa a continuidade e ampliação desta ação – Tertúlias Literárias Dialógicas, bem como a dinamização de outras ações que integram o projeto INCLUD-ED, estendendo-se a outras turmas e níveis de ensino.

A Escola/Educação constrói-se em torno de projetos, de boas práticas pedagógicas, de trabalho colaborativo, de articulação de saberes e procedimentos, de relações comprometidas e responsáveis. Assim se dá identidade ao nosso Agrupamento de Escolas.


-->

Deixe um comentário »