Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Projeto Erasmus+

BE Janeiro 7, 2019 0
Projeto Erasmus+

Social Inclusion of Disadvantaged Students

Encontro Portugal de 22 a 26 outubro 2018-11-05

Escola – as delegações participantes

O nosso encontro começou no domingo, dia 21 de outubro, com a chegada de quase todos os nossos parceiros, à exceção dos colegas da Macedónia, que chegaram na segunda-feira. Neste domingo começamos por receber todas as delegações no aeroporto do Porto, com quem viajamos depois para Guimarães, para de seguida encaminhar os estudantes estrangeiros para as respetivas famílias de acolhimento.

Segunda-feira, 22 outubro

O dia começou com os alunos estrangeiros a participarem nas aulas do primeiro tempo juntamente com os alunos que os acolheram. De seguida, o grupo de alunos pertencentes ao projeto Erasmus, deslocaram-se para a sala do aluno para assistirem a uma apresentação sobre o tema “Project Based Learning”, que é parte do nosso trabalho no projeto Erasmus+. Depois de assistirem ao vídeo e de tirarem algumas dúvidas, passou-se à parte prática. Primeiro foram elaborados grupos de trabalho mistos, com elementos dos diferentes países, para iniciarem a primeira atividade proposta, que consistia em realizar um trabalho sobre os principais monumentos da cidade de Guimarães e a melhor forma de os conhecer. Enquanto os alunos faziam as suas pesquisas, aproveitamos para mostrar a nossa escola aos professores das outras delegações.

Terminada a atividade matinal, nós, os professores e os alunos fomos todos almoçar ao refeitório da escola.

Da parte da tarde, iniciamos as atividades, com uma visita ao Museu de Agricultura de Fermentões, onde todos puderam observar e ouvir um pouco da história deste museu.

Depois desta visita toda a gente se deslocou para o pavilhão da escola, onde iria decorrer a festa de boas vindas aos nossos parceiros. Aqui proporcionamos a apresentação da nossa escola, assim como de todos os nossos parceiros a toda a comunidade escolar e local.

 

Escola

 

Terça-feira, 23 outubro

Na terça-feira todos nós, professores e alunos, deslocamo-nos para o centro de Guimarães, onde iriamos ser recebidos pelo presidente da camara municipal (neste caso por um representante, dado que o presidente não se encontrava em Guimarães…), no Salão Nobre da Camara Municipal. Feita a receção e após a oferta de pequenas lembranças, deslocamo-nos a pé para o teleférico, que apanhamos para subir até à Penha. Chegados à Penha, fizemos um percurso pedestre, onde pudemos observar a magnifica vista da cidade de Guimarães, o Santuário da penha, o Pio IX, a capela, a taberna sob os rochedos, assim como toda a beleza natural da Penha. Terminada a caminhada, voltamos a entrar no teleférico, para descer e irmos até à Escola Secundária Francisco de Holanda, para almoçarmos.

Após o almoço demos inicio à segunda atividade, que consistia em realizar um peddy-papper, baseado no PBL, do dia anterior, intitulado “Exploring de historic centre of Guimarães”. Esta atividade foi desenvolvida com os mesmos grupos do dia anterior. Cada grupo teve oportunidade de conhecer um pouco mais do centro histórico da cidade. Concluída a atividade, todos puderam visitar o castelo de Guimarães e de seguida usufruir de uma visita guiada ao Paço dos Duques.

Terminada a visita ao centro histórico da cidade, todos os alunos se deslocaram para a escola, onde os aguardava uma festa de estudantes, com muita música, comidas e bebidas, muita animação, alegria e ainda algumas surpresas, para lhes proporcionar uma confraternização inesquecível.

Guimarães

Quarta-feira, 24 outubro

Iniciamos este dia bem cedo, pois às 8.30 horas já estávamos dentro do autocarro pronto a arrancar. O autocarro foi em direção á praia da Póvoa do Varzim, para todos poderem observar o Oceano Atlântico e passearem na areia das belas praias da Póvoa do Varzim. Depois desta memorável passagem, fomos em direção à cidade do Porto, onde fizemos um percurso de autocarro pelos principais pontos da cidade e onde pudemos observar alguns dos mais emblemáticos locais da cidade. Findo este percurso era tempo de almoçar, o que fizemos de seguida, no Parque da Cidade, com um almoço volante que trouxemos da escola. Depois do almoço, fomos para o centro da cidade, mais propriamente para junto da torre dos Clérigos, onde iniciamos uma pequena caminhada pelas estreitas ruas do Porto em direção à Ribeira do Porto. Aqui pudemos observar a beleza arquitetónica de alguns edifícios da zona velha do Porto, assim como tirar algumas fotos para mais tarde recordar. Chegados à ribeira, tivemos algum tempo para ver aquele lugar, comer um gelado ou tomar um café. Depois atravessamos a ponte D. Luís I, pelo tabuleiro inferior e fomos visitar uma das muitas caves de Vinho do Porto, existentes naquela zona de Vila Nova de Gaia. Nas caves, pudemos observar e ouvir toda a história do vinho do Porto e toda a logística atual. Os professores puderam também provar dois dos vinhos, oferecidos pelas caves. Finda a visita, regressamos todos a Guimarães e aos respetivos alojamentos.

 

Porto

Quinta-feira, 25 outubro

Este dia de trabalho, começou na escola com a terceira atividade proposta, que consistiu na pintura de azulejos por parte dos alunos. Cada aluno pintou um ou mais azulejos, para depois os juntar e formar aquele que é o nosso símbolo do projeto. Esta atividade foi orientada por alguns professores e resultou num excelente trabalho que será exposto na nossa escola. Todos os alunos e professores participantes puderam assinar este magnífico trabalho desenvolvido na nossa escola. Concluído este trabalho fomos todos almoçar.

Da parte da tarde, demos inicio à quarta atividade, que consistiu na pintura de uma tela, orientada pelos nossos professores de Educação Visual, em que os alunos tiveram oportunidade de experimentar a pintura por pontos. Esta foi feita por todos os alunos e depois cada um deles teve a oportunidade de levar o seu próprio trabalho.

Terminado o dia os alunos foram para os respetivos alojamentos.

Nesta noite tivemos também a oportunidade de proporcionar um magnífico jantar convívio entre os professores estrangeiros e vários professores do nosso agrupamento, que permitiu aqueles professores provarem o bom da gastronomia portuguesa, assim como permitiu uma grande interação de todos que ali se encontravam.

Sexta-feira, 26 de outubro

Na sexta-feira, a parte da manhã foi livre para todos, no sentido de cada um poder comprar algumas lembranças da nossa cidade e do nosso país. Finda a manhã, encontramo-nos todos na escola, por volta das 12 horas, para almoçar. Terminado o almoço, fomos todos para o autocarro, que nos ia levar até Braga. Iniciamos a visita a Braga, pelo Santuário do Sameiro, local que visitamos para observar a sua beleza e a sua imensidão, ao mesmo tempo que pudemos observar a magnifica vista da cidade de Braga. Daqui fomos em direção ao Santuário do Bom Jesus, local cheio de pontos de interesse, como o lago, as grutas, as igrejas, a monumental escadaria ou elevador movido a água. No Santuário do Bom Jesus tivemos oportunidade de visitar estes diferentes locais e depois escolhemos descer através do icónico elevador movido a água ou pela imponente e magnifica escadaria que desenvolve a via-sacra. Depois da descida, entramos de novo no autocarro para iniciar um percurso pela cidade de Braga e observar alguns dos seus pontos mais interessantes.

Finda a visita regressamos a Guimarães e fomos cada um para os respetivos alojamentos.

Braga

Após este dia começaram as despedidas, que levou cada um dos nossos parceiros para o seu respetivo país, com certeza carregados de muitas alegrias e recordações do nosso país, da nossa cidade, da nossa escola, das nossas tradições, da nossa cultura, da nossa gastronomia. Será com certeza um momento marcante para cada um dos alunos ou professores que tivemos a honra de receber.

PS – Quero aqui aproveitar, para agradecer a todas as famílias que receberam os alunos estrangeiros em suas casas, que os trataram durante uma semana, como seus filhos e lhes proporcionaram momentos agradáveis e inesquecíveis, mostrando um pouco mais da cultura portuguesa e da amabilidade e hospitalidade do povo português.

 

Edmundo Ramos


-->

Deixe um comentário »