Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Projeto ERASMUS+ “Social Inclusion of Disadvantaged Students” Mobilidade a Scerni – Itália

BE Abril 3, 2018 0
Projeto ERASMUS+ “Social Inclusion of Disadvantaged Students”  Mobilidade a Scerni – Itália

 

O início de mais um projeto ERASMUS+ no Agrupamento de Escolas Fernando Távora começou em dezembro último numa primeira reunião entre professores de vários países realizada em Bistrita, na Roménia. Esta reunião contou com a presença de professores representantes dos 5 países integrados neste projeto, Portugal, Turquia, Itália, Macedónia e Roménia país este, que nos acolheu durante uma semana para preparação de mais um excelente projeto abraçado pela nossa escola que irá proporcionar aos nossos alunos uma experiencia única e inesquecível.

Assim sendo, no dia 4 de março de 2018 iniciamos a primeira mobilidade com alunos, de um dos 2 projetos Erasmus+ existentes no Agrupamento de Escolas Fernando Távora. Esta viagem teve como destino Scerni em Itália, pequena cidade situada na região de Abruzzo, perto do Mar Adriático.

Eu e a professora Sandra Freitas, juntamento com os 5 alunos, Ana Carolina Salgado, Ana Francisca Castro, Mariana Nunes, Francisco Gonçalves e Luís Lobo apresentamo-nos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro pelas 4.30h, bem-dispostos para iniciarmos a primeira viagem deste projeto. Batiam as 6.30h quando o nosso avião levantou voo em direção a Nápoles, viagem que demorou cerca de 2.40h. Chegamos a Nápoles por volta das 10.30h (hora local) e iniciamos ali a nossa aventura por Itália em mais um intercâmbio internacional. Uma vez em Nápoles tivemos oportunidade de visitar aquela bonita região italiana e de seguida deslocamo-nos para Pompeia, uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade. Ela manteve-se oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Vista em passo acelerado, o nosso grupo aproveitando a região, fez também uma visita ao Vesúvio, vulcão responsável pela destruição da cidade de Pompeia. Bonito local natural, que subimos a pé para espreitar a enorme cratera que possui, aproveitamos também para apreciar a magnifica vista da cidade de Nápoles proporcionada pelos 1200 metros de altitude do vulcão.

Finda a visita da região de Nápoles deslocamo-nos para Vasto, cidade costeira do Mar Adriático, onde ficados alojados, vizinha da localidade de Snerni, onde se localizava a escola que nos recebia neste encontro.

Durante a semana de 5 a 9 de março o nosso grupo de alunos e professores tiveram oportunidade de conhecer a escola italiana “Istituto Tecnico Agrario Cosimo Ridolfi” assim como tiveram oportunidade de conhecer e confraternizar com os alunos dos outros países, que também fazem parte deste projeto.

Assim, na segunda-feira, dia 5, fomos recebidos pelo Diretor da escola e pela equipa organizadora do encontro. De seguida, visitamos a adega da escola onde foi-nos explicado todo o processo de produção do vinho. Os nossos alunos tiveram oportunidade de interagir com alunos de Itália, da Turquia, da Roménia, da Macedónia, de compreender as diferentes culturas e principalmente de criarem amizades com alunos dos diferentes países. Tiveram depois a oportunidade de conhecer as instalações da escola, os professores, os funcionários, assim como tiveram oportunidade de trabalhar em conjunto com todos de forma a fortalecer o intercâmbio cultural. Esta escola, ao contrário de muitas, possui uns bons hectares de terreno, e tem como função prioritária, logo a seguir à função de ensinar, a produção de vinho e azeite, em que todos os alunos da escola têm uma participação ativa na ajuda e manutenção da vinha e do olival. Da parte da tarde, a Roménia e a Turquia mostraram as suas apresentações multimédia. Logo a seguir, os alunos foram organizados em grupos para começarem a desenvolver as notícias para uma E-magazine.

Na terça-feira, dia 6, realizamos uma visita à Reserva Natural de Punta Aderci, onde caminhamos no areal junto ao Mar Adriático e podemos apreciar toda aquela beleza natural. Da parte da tarde, fomos visitar o centro histórico de Vasto, onde podemos observar alguns monumentos históricos e alguns lugares mais emblemáticos da cidade.

Na quarta-feira, dia 7, da parte da manhã visitamos o centro escolar de Casalbordino, que proporciona uma atividade educativa inovadora “escola sem mochila”, onde pudemos assistir a parte duma aula e observar a metodologia de ensino utilizada naquela escola. Da parte da tarde, os alunos reuniram-se para continuarem a trabalhar nas notícias para a E-magazine. Neste dia a escola organizou um jantar de confraternização, onde recebemos os certificados de participação e fomos também recebidos pelo Mayor de Scerni e pelos Comissários das sub-regiões de Scerni e nessa mesma noite foi também organizada a festa dos estudantes, com música e dança.

Na quinta-feira, dia 8, da parte da manhã, visitamos o Centro Agrometeorológico de Scerni e já lá dentro assistimos a uma palestra onde diversos técnicos especializados explicaram o funcionamento do centro e a sua importância para os agricultores da região. De seguida, os alunos foram para a escola e juntaram-se em grupos para analisaram e trataram dados obtidos pelo centro, pondo em prática algumas das coisas que aprenderam no centro. Da parte da tarde, os alunos terminaram as notícias que criaram durante os dias anteriores.

Na sexta-feira de manhã, os alunos aprenderam a fazer compostagem com os alunos do Istituto Tecnico e realizaram varias atividades desportivas. Da parte da tarde, os nossos alunos e os da Macedónia mostraram as respetivas apresentações multimédia. No final das apresentações, deu-se por terminado este encontro e passou-se aos momentos das despedidas. Depois de lágrimas e muitos abraços tiraram-se várias fotografias que se recordarão certamente por muitos anos.

No dia 10, sábado de manha saímos cedo de Vasto em direção à encantadora cidade de Roma. Chegados a Roma fomos logo visitar o colossal Coliseu de Roma, histórico monumento da Era Romana, de seguida dirigimo-nos para a Piazza di Spagna que se encontrava apenhada de gente, onde apreciamos a enorme e monumental escadaria, famosa por estar envolvida por diversos pontos históricos e atrativos assim como pelas lojas mais famosas do mundo. A seguir, caminhamos em direção à famosa e lindíssima Fontana di Trevi, que estava também apenhada de gente a observar aquela beleza arquitetónica. Ali parados a observar e a fotografar os vários elementos da fonte aproveitamos para realizar a velha tradição de atirar uma moeda de costas para a fonte, esperando um dia voltar a Roma. O dia começava a entardecer e ainda tivemos tempo de ir ao Vaticano. Aqui apreciamos o enorme e bonito monumento que acolhe a famosa sede da Igreja Católica.

O dia escurecia e tivemos de partir para Nápoles para lá pernoitar, pois de manha tínhamos o voo de regresso a Portugal.

No domingo, dia 11, acordamos cedo e fomos para o aeroporto de Nápoles, pois tínhamos o avião à nossa espera para nos transportar de volta ao nosso país.

Foi uma semana cansativa, mas essencialmente rica em conhecimento histórico, cultural e social, que de certeza será mais um momento inesquecível para a nossa escola e para os nossos alunos.

Edmundo Ramos


-->

Deixe um comentário »