Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Programa Escolas Solidárias Fundação EDP – APRENDER A SER

BE Fevereiro 9, 2017 0
Programa Escolas Solidárias Fundação EDP – APRENDER A SER

Vivemos na atualidade uma época em que as mudanças sociais são constantes, em que a massificação da informação exige uma capacidade de seleção da mesma, pelo que num mundo cada vez mais globalizado, são inúmeros os desafios e as tensões que a educação enfrenta. O enfoque recai sobre a educação porque ela contribui para o aperfeiçoamento da sociedade através da formação de cidadãos críticos, responsáveis, conscientes, autónomos e ativos face à complexidade do século XXI. É, portanto, neste sentido que o Agrupamento Fernando Távora procura promover uma cultura inclusiva que contribua para a autonomia de todos os jovens em formação, para que estes adquiram os valores imprescindíveis para o exercício pleno da cidadania, nomeadamente a solidariedade.

 

A primeira motivação da escola com a sua participação no programa escolas solidárias da Fundação EDP prende-se com a necessidade de transformar a solidariedade numa obrigação de cidadania, permitindo aos alunos a possibilidade de saber ser, a relação com o mundo. Na verdade, a solidariedade social que chegou a ser um desígnio, hoje surge naturalmente na dinâmica escolar, manifestando-se nas mais diversas vertentes: campanhas solidárias de apoio alimentar, doação de roupa e calçado; recolha e distribuição de manuais escolares para alunos carenciados e organização de “feiras da tralha” para angariação de fundos para as diversas atividades do agrupamento.

 

Outra iniciativa de caráter solidário que se pretende desenvolver é a constituição de uma bolsa de jovens voluntários, a integrar num projeto articulado entre o agrupamento e algumas instituições da freguesia de Fermentões e do concelho. Temos, pois, a convicção de que por via do voluntariado é possível dotar os jovens das competências essenciais à sua integração e intervenção na sociedade, permitindo que cada aluno que por aqui passa tenha a oportunidade de aprender a ser.

 

Sofia Silva


-->

Deixe um comentário »