“O TÁVORA” – Jornal Digital

Clube Jornalismo Fevereiro 4, 2015 0
“O TÁVORA” – Jornal Digital

É função importante e principal da Escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autónomos, conscientes de seus direitos e deveres e capazes de compreender a realidade em que vivem. A Escola tem que preparar os seus alunos para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção crítica e consciente na vida pública, contribuindo, deste modo, para a construção de uma sociedade mais solidária, mais fraterna e mais justa.

É, também, finalidade da escola proporcionar o domínio dos conteúdos culturais básicos, da leitura e da escrita, das ciências, das artes, das letras… Sem estas aprendizagens, dificilmente o aluno poderá exercer seus direitos e deveres de cidadania.

A escola tem o compromisso social de ir além da simples transmissão do conhecimento estruturado, preocupando-se em dotar o aluno da capacidade de procurar informações segundo as exigências da sua área profissional ou de acordo com as necessidades do desenvolvimento individual e social.

É neste contexto que surge e, neste caso, se redimensiona o projeto do jornal escolar – “O Távora”. Pois, consideramos que o jornal terá papel preponderante na consecução de tais desideratos. O jornal permite ao aluno a vivência e reflexão da atualidade da escola, da comunidade, do país e do Mundo, tornando-o mais ativo e, consequentemente, mais participativo e responsável no exercício da sua cidadania.

Este Projeto tem a ambição de ser o espelho do que se passa na escola, divulgando na comunidade a riqueza da vivência escolar. Quer dar a conhecer as atividades desenvolvidas, bem como os trabalhos mais relevantes produzidos quer pelos alunos quer pela comunidade educativa em geral. É um espaço de partilha e de divulgação de diversas áreas do saber, que procura fomentar a leitura, o espírito crítico, a criatividade e o prazer da escrita. Pretende aglutinar contributos de alunos, de professores, de técnicos, de encarregados de educação, de assistentes operacionais e dos parceiros sociais.

Neste sentido apela-se a toda a comunidade educativa que procure na página do Agrupamento de Escolas Fernando Távora o Jornal  – “O Távora” – e seguindo as instruções participe com trabalhos, consulte, faça comentários ou sugestões…

A Coordenadora da Biblioteca, professora Luísa Nogueira e os professores colaboradores comprometem-se em fazer deste projeto um projeto de sucesso. Contudo, a vossa colaboração será imprescindível!