Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

O Diretor, Fernando Rodrigues Mendes

BE Outubro 29, 2020 0
O Diretor,     Fernando Rodrigues Mendes

Bom regresso à escola.

Bem-vindos ao novo ano letivo 2020 – 2021

Após um período constrangedor de suspensão das atividades letivas, de contenção social, de afetos e um certo afastamento físico que infelizmente se continua e impor, desejo a toda a comunidade e em especial a todas as crianças e alunos um bom regresso à escola e um bom ano letivo, sereno, saudável e enriquecedor.

A escola não é somente o lugar onde se aprendem as matérias curriculares. É também o lugar que nos integra socialmente, onde fazemos amigos para a vida, onde se desenvolvem oportunidades de crescer e de viver momentos felizes.

Muitas vezes, e sem sabermos, os mais felizes das nossas vidas.

O ensino à distância a que fomos remetidos na parte final do segundo período e terceiro período do ano letivo passado fez, fará sentido, em contexto de emergência e isolamento social, sabemos no entanto, que a escola, o ensino e a educação, por inúmeras razões, para além de não se adequar com uma escola verdadeiramente inclusiva, só desempenha cabalmente a sua função em regime presencial e que, apenas em determinados cenários, nomeadamente de condições sanitárias, se poderá pensar/passar a outros regimes que, como ficou demonstrado, prejudicam uma significativa franja de alunos.

Ficar em casa expôs e acentuou assimetrias.

Evidenciou a importância da escola pública gratuita e universal.

Demonstrou que a sua criação constituiu um avanço no combate à desigualdade e que nada a substitui. Nada substitui a atividade presencial e nada substitui os professores!

Temos então obrigação e desígnio de proporcionar às nossas crianças e alunos os momentos únicos que a escola propícia e que constituem etapas insubstituíveis e determinantes do crescimento e da vida de cada um.

Apesar do estado de contingência que de momento se encontra em vigor, importa que a escola volte a desempenhar, desde o início deste novo ano letivo, que se quer em regime presencial, o seu papel imprescindível e primordial para a formação de cidadãos, instruídos e educados. Atendendo no entanto à incerteza da evolução da pandemia, temos também de perspetivar e desenhar pontualmente soluções e caminhos digitais.

Para cumprir o seu papel, a escola teve então de se reinventar em muitos aspetos e proceder a uma reorganização do seu funcionamento por forma a garantir a segurança de toda a comunidade educativa. Assim, este regresso à escola está a ser acompanhado por um conjunto de medidas e orientações excecionais, com alterações de funcionamento e exigência de cumprimento de normas que garantam a retoma das atividades letivas e não letivas em condições de segurança para toda a comunidade educativa.

Para além das medidas organizacionais de funcionamento já determinadas e implementadas, com objetivo de minimizar riscos, nomeadamente as acessibilidades e circulações diferenciadas no espaço escolar, horários desencontrados e o alargamento do período de funcionamento de modo a permitir o desenho de manchas horárias de turmas com horário predominantemente no período da manhã e outras predominantemente de tarde, há também um conjunto de regras a aplicar e comportamentos a evitar que são neste momento conhecidas e consensuais e que, como princípio, com certeza todos querem seguir e as quais devemos rigorosamente cumprir, transmitir e incutir de forma inflexível a todas as crianças, alunos e comunidade escolar, nomeadamente as regras de higienização das mãos, distanciamento e uso obrigatório de máscara social.

Perante estes novos desafios, importa referir que, apenas com atitude profissional, espírito colaborativo, compreensão, tolerância, realismo e contribuição individual para a resolução de problemas que inevitavelmente irão surgir e que, como comunidade educativa, dizem respeito a todos, conseguiremos proceder a mudanças de paradigmas alguns já preconizados outros necessários e acelerados pela Covid-19.

Ciente que com certeza temos pela frente um, mais do que nunca, verdadeiro Novo Ano Letivo, com níveis de exigência de toda a ordem a surgir e crescer diariamente e com muitas alterações à organização e funcionamento tradicional da escola, com novas regras, desenhadas agora sob batuta do vírus, é também necessário relaxar, apreciar o que temos, viver o presente e acreditar que, como sempre a escola, com trabalho de articulação, participação e colaboração de todos, Professores, Técnicos Especializados, Administrativos, Assistentes Operacionais, Entidades Parceiras, Encarregados de Educação e claro envolvimento dos Alunos, conseguirá contribuir com sucesso para a contínua edificação de uma instituição de qualidade que ano a ano se vai afirmando e consolidando e que tem de procurar assumir-se como um dos grandes motores de transformação social que se exige, hoje mais do que nunca!

Desejo a todos um ano letivo saudável, sereno e enriquecedor.


-->

Deixe um comentário »