Deixamos aqui algumas das muitas orientações e estratégias que podem desenvolver com os vossos educandos, para que estudar seja um eficaz momento de aprendizagem:
- Consciencializar da importância do estudo – criar a necessidade de aplicar a matéria académica no seu dia-a-dia ou no seu futuro; criar a necessidade de o jovem aprender para atingir outros objetivos;
- Tornar mais produtivo o estudo:
- Começar por estudar a matéria que menos gosta;
- Incentivar o estudo porque irá aprender mais e não pela nota;
- Procurar criar interesse para o aluno em todas as matérias leccionadas e apreeendidas;
- Não estudar sequencialmente as áreas de conhecimento parecidas, uma pode confundir a outra. Ex: Intercalar Português – Matemática; Ciências – História;
- Refazer as atividades dados em sala, diariamente – a prática autónoma desenvolve a aprendizagem.
- Organizar o horário de estudo:
- Reservar pelo menos 2h de estudo diário;
- Procurar estudar os conteúdos apresentados pelo professor o mais cedo possível após a aula;
- Fazer um intervalo de dez minutos a cada 50 minutos de estudo;
- Estudar primeiramente os conteúdos mais difíceis – estudar alternadamente conteúdos onde haja mais ou menos dificuldade.
- Não esperar sentir vontade para começar a estudar na hora marcada; Seguir o plano de estudo até formar o hábito;
- Utilizar o domingo como dia de descanso, no máximo usá-lo para a leitura.
- Não esquecer de deixar espaço para o lazer, diversão e atividades motoras e ao ar livre fazem muito bem e estimulam o cérebro;
- Tentar desmistificar o factor ”decorar”/“memorizar”, o importante é entender a ideia do conteúdo apresentado, seja através de esquemas visuais, seja através de tópicos e respetiva descrição;
- Estudar antecipadamente e nunca na véspera de um teste – ter tempo para debater dúvidas e conhecimentos adquiridos;
- Utilizar métodos e estratégias variadas e propostas de atividades desafiadoras e multi-sensoriais – quebrar a rotina em aprender sempre sentado numa cadeira, a ouvir, a escrever numa folha ou a ler num livro;
- Manter sempre um bom relacionamento com o educando, e consequentemente, um clima de harmonia;
- Oferecer-lhe segurança para que se sinta à vontade quando tiver dúvidas – dar abertura para que se expresse por meio do diálogo;
- Evitar punições e ameaças, educar não se baseia só com castigo, porque senão o fracasso académico acaba por ser algo ainda mais negativo para o educando; Opte pelo reconhecimento do esforço, com elogios e recompensas (evitar as monetárias, e optar por recompensas construtivas, como um livro que queria muito ou até um passeio ou viagem);
- Tente ser o exemplo, mostrando ter hábitos de leitura, incentivar atividades familiares educativas (como ida a museus, jogos educativos, leituras);
- É importante que os pais disponham de algum tempo para auxiliar os filhos nas suas atividades escolares, demonstrando interesse e apoio pelos estudos, estimular o pensamento e reflexão do jovem, para identificar e analisar, ajudando-o a pensar com autonomia, ensinando critérios para filtrar as informações recebidas diariamente;
- Os pais podem estudar com o filho, mas é importante que o auxilie a aprender a estudar sozinho. Cada sujeito desenvolve a sua capacidade de aprendizagem, nenhum filho tem que ser comparado a outro, pois cada um tem um ritmo diferente aliado as diferentes estratégias.
Estudar é aprender, é desenvolver-se, é tornar-se um jovem mais maduro e mais capaz. Então é algo bom e os educandos precisam ver isso de uma maneira positiva.
Por, Patrícia de Sousa Teixeira
in, http://uptokids.pt/