Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Largo da Oliveira

BE Abril 3, 2018 0
Largo da Oliveira

O Largo da Oliveira, durante séculos, foi o coração do burgo vimaranense e muitos reis, nobres e priores da Colegiada, ali deixaram gravada, na pedra, a marca da sua personalidade e do seu zelo. É por demais conhecida a história dos monumentos que enquadram este recatado Largo que, em séculos anteriores, viu surgir um acentuado estilo de casas alpendradas, repletas, a partir dos primeiros pisos, de travejamentos de madeira, protegidas a estuque, que o decorrer dos anos foi degradando e obrigando a alterações…

 

 

Do lado nascente, a igreja de Nossa Senhora da Oliveira está assente sobre fundações de um primitivo mosteiro, do século IX. A Condessa de Mumadona fundou este Mosteiro, dedicado a Santa Maria de Guimarães, foi reconstruído pelo Conde D. Henrique e foi instituído em Colegiada pelo primeiro Rei de Portugal D. Afonso Henriques.

 

Mais à frente deparamos com o Padrão do Salado, alpendre gótico erguido no reinado de D. Afonso IV para comemorar a Batalha do Salado, em 1340.

 

O nosso «arco do triunfo» sito também neste Largo, isto é, os antigos Paços do Concelho. Esta construção em arcos teve início no reinado de D.João I, século XIV tendo sido remodelada no século XVII. Actualmente, nos Paços do Concelho funciona o Museu de Arte Primitiva Moderna.
Passando os claustros dos Paços do Conselho, onde se estendiam alguns vendedores de artigos vários, chegamos à Praça de Santiago. Aqui, é crime não se parar numa das esplanadas para se saborear uma bebida ao som de tudo que lá se passa e passou…

 

Está tudo extremamente bem tratado: por momentos, parece-nos que nos esquecemos que estamos em Portugal, país onde existe a rua mais poluída da Europa, o rio mais poluído da Europa… A cidade parece um brinquedo e nós fazemos parte dela.
in, http://maravilhasdeguimaraes.blogspot.pt

-->

Deixe um comentário »