Escola Martins Sarmento representa Guimarães no Parlamento Jovem Europeu 2016

BE Abril 13, 2016 0
Escola Martins Sarmento representa Guimarães no Parlamento Jovem Europeu 2016

Escola Secundária Martins Sarmento, com o programa ambiental “Bio Project”, vai representar o concelho na 8ª edição do Parlamento Jovem Europeu, cuja fase final terá Guimarães como cidade anfitriã, no próximo dia 21 de maio de 2016. O apuramento decorreu esta sexta-feira à tarde, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, durante a realização da 1ª fase em que participaram igualmente as escolas secundárias das Taipas e Santos Simões e as escolas Profitecla e Cisave, que representaram o ensino profissional.

Numa sessão cuja presidência da mesa foi liderada pelas jovens Ana Ferreira (Escola Secundária Martins Sarmento) e por Teresa Antunes (Escola Secundária das Caldas das Taipas), os argumentos e a exposição apresentada pelos alunos Diogo Costa, Esperança Lima, Luís Pedro Rosmaninho e Mariana Guerreiro convenceram o júri, através de um projeto coordenado pelo professor Filipe Freitas, onde se valoriza o rejuvenescimento da natureza com base em quatro ideias: a urna biológica, a aposta em iluminação LED, a criação de um parque de campismo próximo da cidade e com utilização sazonal e o reembolso de uma quantia em dinheiro pela devolução das embalagens a reciclar.

Aprofundamento das relações multilaterais europeias

Este ano, o Parlamento Jovem Europeu abordou a temática do ambiente, numa ação que integrou também o Eco-Parlamento, iniciativa que se realiza no âmbito do programa ambiental “Pegadas”. Em 2017, Guimarães apresentará a candidatura a Capital Verde Europeia 2020 e, face à importância que o assunto representa e abrange em todas as áreas e grupos sociais, principalmente nas novas gerações, o Parlamento promove uma reflexão estruturada sobre temas inscritos na agenda política europeia, fomentando laços de amizade e confraternização entre os jovens e os municípios participantes.

Com base na estratégia de desenvolvimento e aprofundamento das relações multilaterais europeias, as escolas secundárias e profissionais do concelho, que participam no projeto, apresentaram os trabalhos na língua inglesa, realizando depois um debate plural sobre as diferentes perspetivas oferecidas. O Parlamento Jovem Europeu assume como objetivos prioritários a promoção dos laços de amizade e confraternização, o entendimento e cooperação entre os seus municípios membros e o debate de questões diferenciadas, relacionadas com a atualidade da União Europeia.


-->

Deixe um comentário »