ENSINO ONLINE

BE Fevereiro 2, 2021 0
ENSINO ONLINE
Regulamento (Agrupamento de Escolas Fernando Távora)
O Agrupamento estabelece as seguintes orientações gerais relativas aos Direitos e Deveres dos alunos e ao seu acompanhamento, no âmbito das atividades letivas não presenciais:
1. Utilização das plataformas Classroom e meetgoogle, como meios de assistência às aulas online, transmissão de informação e envio de materiais;
2. CAA online – Apoio em pequeno grupo, à distância, através de meios informáticos (computador e Internet).
Deveres do aluno:
a. Procurar um local tranquilo para assistir às aulas;
b. Ser assíduo e pontual (o aluno deve cumprir o seu horário, como se estivesse em aulas presenciais);
c. Apresentar-se com vestuário adequado, como se estivesse em aulas presenciais;
d. Manter a câmara ligada;
e. Manter o micro desligado, até solicitação em contrário;
f. Estar presente durante a aula toda, podendo ausentar-se com consentimento prévio do(a) professor(a);
g. Cumprir os intervalos ao mesmo tempo que a restante turma;
h. Realizar refeições, apenas durante os intervalos (como se estivesse em aulas presenciais);
i. Ter o material necessário (cadernos diários, manuais escolares e material de escrita) perto de si;
j. Estar concentrado, empenhado e motivado na realização das tarefas propostas;
k. Colocar o dedo no ar para participar nas aulas e esperar que o(a) professor(a) o autorize a falar;
l. Ouvir e seguir as instruções do(a) professor(a) para a realização das atividades;
m. Expor as suas dúvidas, preocupações e receios ao(à) professor(a);
n. Entregar os trabalhos solicitados dentro do prazo estipulado;
o. Mostrar ao(à) professor(a), sempre que solicitado, os trabalhos realizados e arquivá-los;
p. Cumprir todos os deveres previstos no Regulamento Interno do Agrupamento;
q. Cumprir todos os pressupostos previstos no Estatuto do Aluno e da Ética Escolar e da restante legislação em vigor.
Deveres dos Encarregados de Educação
Os(As) encarregados(as) de educação/pais também terão deveres a cumprir neste processo de ensino-aprendizagem à distância.
a. Criar uma rotina diária para o seu educando como se ele estivesse em aulas presenciais;
b. Criar um ambiente sereno com todas as condições propícias ao processo ensino-aprendizagem;
c. Acompanhar, se possível, o seu educando neste processo de aprendizagem, mas sem interferir no decorrer das aulas, não interrompendo e não mostrando a sua presença;
d. Dar autonomia e responsabilidade ao seu educando;
e. Manter contacto regular com o(a) Diretor(a) de Turma.
Nota: Quando não cumpridos os deveres acima mencionados, que ponham em causa as condições necessárias para a aula o(a) docente pode optar por retirar o aluno da aula, fazendo participação da ocorrência ao(à) Diretor(a) de Turma.
Os(As) professores(as) deverão:
a. Exigir do aluno pontualidade, câmara ligada, apresentação adequada e o material necessário à aula;
b. Solicitar a participação do aluno no decorrer das aulas, de modo que o mesmo se sinta integrado na turma;
c. Enviar pela Classroom todas as fichas e materiais necessários para as aulas;
d. Mostrar disponibilidade para esclarecer qualquer dúvida através de e-mail e/ou da Classroom;
e. Planificar as tarefas a realizar em casa, de forma clara, tendo em atenção as especificidades de cada aluno e/ou as medidas da Educação inclusiva que este possa beneficiar;
f. Monitorizar a realização das tarefas, conforme referência no trabalho enviado;
g. Adaptar os critérios de avaliação definidos pelo Agrupamento;
h. Manter contacto regular com o(a) Diretor(a) de Turma.
O Diretor
Fernando Mendes

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