Ecopontos para reciclar máscaras

BE Janeiro 27, 2021 0
Ecopontos para reciclar máscaras

Guimarães já tem ecopontos para reciclar máscaras

A Câmara de Guimarães começou a colocar ecopontos em várias escolas do concelho.

No passado dia 13, com a colaboração do Município de Guimarães, foi colocado um ecoponto na escola sede onde devem ser depositadas máscaras tendo em vista a sua valorização. As máscaras e outro material de proteção contra a pandemia devem ser colocados em ecopontos próprios ou no lixo comum e nunca nos ecopontos de reciclagem.

Esta iniciativa decorre no âmbito do projeto «Recolher e Valorizar», através da recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos. Este é um projeto integrado, agregador e multidisciplinar que também engloba a empresa To-Be-Green e o CVR – Centro para a Valorização de Resíduos, que terão a responsabilidade de, a partir das máscaras recolhidas, criar novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou valorizá-las em placas poliméricas e briquetes.

As máscaras comunitárias e descartáveis são um resíduo crescente, com forte impacto nos ecossistemas. Às zonas costeiras têm chegado cada vez mais máscaras, o que representa um risco para a saúde pública, mas também uma ameaça ambiental para a vida marinha.