Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

BE Janeiro 7, 2019 0
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

 

 

O Agrupamento de Escolas apresenta enorme e decisiva importância na área da Educação Inclusiva. Considera-se, mesmo, de referência no apoio especializado que proporciona a cerca de sessenta alunos.

Apresenta como aspetos muito positivos a participação e o envolvimento destes alunos nas atividades curriculares da sua turma e nas atividades de enriquecimento curricular, com destaque para as saídas ao exterior, o desporto escolar, a promoção da componente terapêutica (equitação, hidroterapia e hipoterapia e natação adaptada), o relaxamento e bem-estar em ambiente multisensorial (sala de Snoezelen) e o seu o desenvolvimento pessoal e social. Situação que cria satisfação nos pais e encarregados de educação e em toda a Comunidade Educativa.

É desiderato primeiro do Agrupamento e do corpo docente, trabalharem com esmero, com criatividade e com muito profissionalismo para cuidarem e acompanharem estes alunos elevando, deste modo, os princípios e objetivos da Educação Inclusiva. Falamos de quebrar barreiras e de abrir portas. Mas falamos, também, da inclusão educativa e social com destaque para a autonomia, para estabilidade emocional, bem como, para promoção da igualdade de oportunidades.

Apresentou-se, também, com pertinência acrescida no programa deste dia que se celebrou, a vontade e a necessidade de sensibilizar toda a Comunidade Educativa e todos aqueles que têm responsabilidades políticas e sociais na área da Educação Inclusiva para um acompanhamento atento, sensível e competente das necessidades e dos direitos destas crianças.

O programa elaborado pela Câmara Municipal, a que este Agrupamento se associou, reunia atividades/eventos que iriam dar forma e concretizar os nobres objetivos já referenciados. “Por uma Vida Digna para Todos” será sempre o lema a seguir pelo Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência e por todos os intervenientes neste programa.

Consequente com este espírito, estes dias mobilizaram alunos, professores, assistentes operacionais, pais/encarregados de Educação e outros técnicos especializados, que de forma colaborativa criaram momentos de muita alegria e de grande animação; proporcionaram espaços de reflexão, de comunicação e de formação.

Destacamos a apresentação do livro “Avanços e Recuos e…”, de João Artur Fernandes, no Auditório da Biblioteca Municipal Raúl Brandão, em Guimarães.

No dia 5 de dezembro, pelas 10h00, o espetáculo “ Diferentes Vozes por uma Sociedade Capacitada e Inclusiva para Todos” no Grande Auditório do Centro Cultural de Vila Flor que contou com a participação da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães; Associação para a Integração e Reabilitação Social de Crianças e Jovens Deficientes de Vizela; CAO/Lar Residencial Alecrim da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães; Cercigui; Agrupamentos de escolas de Abação; Fernando Távora; João de Meira e Taipas. Este espetáculo teve tradução em linguagem gestual, permitindo assim que a comunidade surda participasse em pleno nesta grande festa inclusiva!

No dia 7 de dezembro, pelas 10h30, ocorreu mais uma Caminhada Inclusiva, que partiu do Paço dos Duques de Bragança e terminou no Largo da Câmara, com a leitura do Pregão. A Caminhada contou com a participação de atletas de nomeada, como, Dulce Félix; Manuel Mendes, o ex-jogador de futebol, Neno e alguns atletas dos medalhados da Cercigui, para além da participação já habitual dos alunos e familiares das escolas e das instituições que integram o Fórum Municipal das Pessoas com Deficiência.

No dia 9 de dezembro, no jogo de futebol, Vitória Sport Clube – Rio Ave, os jovens das instituições e das escolas  entraram no campo com os jogadores.

O programa terminou no dia 10 de dezembro com uma aula aberta de judo adaptado na Cercigui.

Muitas outras atividades aconteceram nas Escolas deste concelho lembrando, sempre, que a inclusão é uma missão que todos temos de abraçar.

Foram produzidos agradecimentos especiais àqueles que deram vida a este programa e disponibilizaram simpatia, empatia, experiência, conhecimento e, sem dúvida, o tornaram mais rico.

Reconheceu-se e agradeceu-se, também, aos promotores deste evento a excelência da organização e o facto de terem proporcionado a todos os alunos momentos de convívio, de alegria, de dignidade e de solidariedade.

Reconhecimento especial ao Departamento da Educação Especial/Inclusiva do nosso Agrupamento.                                                                                                                                                                                                                         Valdir Teixeira       


-->

Deixe um comentário »