Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

BE Janeiro 7, 2021 0
DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

O Agrupamento de Escolas apresenta enorme e decisiva importância na área da Educação Inclusiva. Considera-se, mesmo, de referência no apoio especializado que proporciona a cerca de cinquenta e oito alunos. Destaque para quatro salas de ensino estruturado. Duas na Escola sede, uma na EB1 de Motelo e uma na EB1 da Nossa Senhora da Conceição.

Este ano e por força das difíceis circunstâncias decorrentes da pandemia, as iniciativas que integram o programa realizaram-se através dos recursos digitais, sob o lema “Inclusão – Viver e Aprender com a Diversidade”.

A partir deste lema, o nosso Agrupamento e as instituições que integram o FORUM MUNICIPAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – GUIMARÃES, construíram um vídeo com uma significativa amostra de inclusão e de diversidade, que contou com uma mensagem do senhor Presidente de Câmara, Domingos Bragança. Este vídeo foi apresentado no dia três de dezembro pelas redes sociais, nas escolas e instituições com o objetivo de incentivar à reflexão e à construção de um olhar inclusivo sobre a deficiência.

Também no dia três de dezembro, em diversos locais públicos, a comunidade vimaranense foi surpreendida com algumas mensagens efetuadas, igualmente, pelo nosso agrupamento e por entidades que integram o Fórum e que procuram alertar para a necessidade de assunção de comportamentos inclusivos.

O programa terminou no dia onze de dezembro com um Congresso organizado pela CERCIGUI, subordinado à temática “Integrar e Incluir – O percurso de Vida da Pessoa com Deficiência” – que contou com vários oradores e que foi transmitido em plataforma digital.

É desiderato primeiro do Agrupamento, do corpo docente e não docente, trabalharem com esmero, com criatividade, com carinho e com muito profissionalismo para cuidarem e acompanharem estes alunos elevando, deste modo, os princípios e objetivos da Educação Inclusiva. Falamos de quebrar barreiras e de abrir portas. Mas falamos, também, da inclusão educativa e social com destaque para a autonomia, para estabilidade emocional, bem como, para promoção da igualdade de oportunidades.

Apresentou-se, também, com pertinência acrescida no programa deste dia que se celebrou, a vontade e a necessidade de sensibilizar toda a Comunidade Educativa e todos aqueles que têm responsabilidades políticas e sociais na área da Educação Inclusiva para um acompanhamento atento, sensível e competente das necessidades e dos direitos destas crianças.

Muitas outras atividades aconteceram nas Escolas deste concelho lembrando, sempre, que a inclusão é uma missão que todos temos de abraçar.

Foram produzidos agradecimentos especiais àqueles que deram vida a este programa e disponibilizaram simpatia, empatia, experiência, conhecimento e, sem dúvida, o tornaram mais rico.

Reconheceu-se e agradeceu-se, também, aos promotores deste evento a excelência da organização e o facto de terem proporcionado a todos os alunos momentos de convívio, de alegria, de dignidade e de solidariedade.

Reconhecimento especial ao Departamento da Educação Especial/Inclusiva do nosso Agrupamento.


-->

Deixe um comentário »