Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Dia Internacional da Família

admin Junho 1, 2015 0
Dia Internacional da Família

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família promoveu a celebração, no dia quinze de maio, do Dia Internacional da Família. Para o efeito convidou a ilustre prof. dra. Carla Serrão do Instituto Politécnico do Porto, os professores, os assistentes operacionais, os encarregados de educação, alunos e outros técnicos parceiros para uma sessão de debate e de partilha de ideias onde o processo educativo/pedagógico e a família foram tema principal.
Todos os presentes foram convidados a refletir sobre o contributo de cada agente educativo na promoção do sucesso escolar.

É comummente aceite que a família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. É, também, consensual que o papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. Considera-se que é no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações. O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar. Quando estão reunidas estas condições o sucesso escolar dos alunos apresentar-se-á como condição natural. Tendo, para o efeito, a Escola de cumprir com qualidade no processo pedagógico. Este constrói-se em torno de projetos, de boas práticas, de trabalho colaborativo, de articulação de saberes e procedimentos, de relações comprometidas e responsáveis. Devendo cada interveniente ser competente no desempenho pedagógico/relacional/profissional.
Contudo, ficou claro, que este será “um mundo “ ideal, que não existe sempre nem em todos os lugares. Nem as famílias podem responder da forma que se lhes exige, nem a escola tem resposta educativa adequada para todos os alunos.
A pergunta natural que fica é como se trabalha para o sucesso quando as condições, os contextos são desviantes ou desadequados?
Após discussão acesa, mas profícua e construtiva ficou claro que não há receitas. Mas com muita imaginação, com muita criatividade, com responsabilidade, com trabalho colaborativo, onde o reforço positivo assuma papel crucial, com muito acompanhamento a família e a escola podem contribuir para que os nossos alunos/educandos de diferentes origens, classes e grupos sociais e culturais tenham a oportunidade de viver experiências significativas e integradas numa estratégia de construção de conhecimento e do cidadão democrático – o sucesso.
Estão de parabéns todas as pessoas que colaboraram por ter criado as condições para reunir numa sala muito bem decorada e organizada, os pais/encarregados de educação, os professores, os assistentes operacionais, os técnicos especializados e os parceiros a pensar e a debater a educação sempre coordenados pela ilustre professora dra. Carla Serrão.
De registar o agradável beberete servido aos empenhados participantes.
O Dia da Família teve, assim, a melhor celebração.

Valdir Teixeira


-->

Deixe um comentário »