Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

Concurso “Penha à Vista – Elos Verdes”

BE Julho 24, 2016 0
Concurso “Penha à Vista – Elos Verdes”

Como já é tradição decorreu o concurso “Penha à Vista”, organizado pelo Centro de Formação Francisco de Holanda e a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha, dirigido às crianças dos jardins-de-infância e alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Segundo a organização, o desafio era os alunos celebrarem a PENHA como um espaço identitário da região. Tendo por motes a tradição do concurso, o projeto “Guimarães mais verde”, o tema da 10ª edição da semana da leitura (RBE) “Elos de leitura” e o nome da revista “Elos” do Centro de Formação Francisco de Holanda. O tema desta edição foi “Penha à Vista – Elos Verdes”.

Os objetivos do concurso eram: Ligar a Penha ao desejo de construção de um concelho verde, de uma forte consciência e inteligência ecológica, em que as crianças e jovens sejam os primeiros pensadores e cuidadores do nosso ambiente; Promover a festa da universalidade da “Palavra” e da “Imagem”, por forma a criar momentos de reflexão, conhecimento educativo, cultural e escolar.

Os alunos foram desafiados a criar, desenhar e, ou escrever sobre a construção e, ou reconstrução de uma ambiente mais ecológico, mais saudável, mais amigo.

Por se integrar plenamente nos objetivos do projeto “Somos de Guimarães, Seremos Verdes”, da Educação Pré-Escolar do Agrupamento Fernando Távora, todas as crianças dos jardins de Caneiros, Penselo e Nª Sª da Conceição, participaram com as suas criações de desenhos e colagens. Foi com grande empenho, entusiasmo, alegria e sentido artístico, que todas as crianças participaram. Os trabalhos espelharam as pesquisas que realizaram e algumas crianças as suas vivências e memórias do local, do que lá fizeram e viram, nas visitas com familiares. A atividade permitiu o conhecimento e a valorização o património natural da nossa cidade de Guimarães. Foi interessante observar que uma montanha que sempre esteve lá no cimo, foi “descoberta” e passou a fazer parte da paisagem conhecida e comentada pelas crianças, olha ali a PENHA…

O júri do concurso atribuiu ao nosso Agrupamento o terceiro lugar ex aequo ao desenho individual da menina Lara Vieira de cinco anos e ao desenho coletivo da Sala das Estrelas e uma menção honrosa à menina Ana Luísa Santos de quatro anos, todos da EB1/JI de Nª Sª da Conceição.

No dia 17 de julho integrado nas festividades da Nossa Senhora do Carmo da Penha, decorreu a inauguração da exposição dos trabalhos realizados no âmbito do concurso e a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores. Foi um momento inesquecível, com orgulho recebemos os vários prémios e contamos com a presença do nosso Diretor o Professor José Pinheiro que nos ajudou a receber o prémio coletivo da Sala das Estrelas.

Augusta Figueira de Sousa


-->

Deixe um comentário »