No próximo dia 5 de novembro, vai realizar-se no AE Fernando Távora a 9ª edição do “A Terra Treme”, um exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O objetivo da iniciativa é capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.
O exercício propriamente dito consiste na prática de três simples gestos: Baixar – Proteger – Aguardar, que podem fazer a diferença a quem os praticar durante a ocorrência de um sismo. A iniciativa que se insere nas atividades da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva desenrola-se durante um minuto e todos os participantes, individualmente ou coletivamente são convidados a executar os 3 gestos de autoproteção supramencionados.
Ao longo da semana, as diversas áreas disciplinares, nomeadamente as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Assembleias de turma, vão promover espaços de discussão e aprendizagem de forma a promover na escola e na comunidade educativa uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança.
O exercício “A Terra Treme” vai ser dinamizado por todas as turmas do Agrupamento de Escolas Fernando Távora por volta das 11h.