Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

A Biblioteca Escolar – Mês das Bibliotecas Escolares

BE Janeiro 7, 2021 0
A Biblioteca Escolar  – Mês das Bibliotecas Escolares

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Fernando Távora têm, de acordo com o Manifesto da Biblioteca Escolar, a missão de disponibilizar serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitam a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. Pretendem ser bibliotecas de referência, abertas às inovações, à excelência dos serviços prestados e, consequentemente, parceiras no trabalho colaborativo com o corpo docente, alunos e restante Comunidade educativa.

Neste sentido, destaque para as palavras de Helena Araújo – RBE: “A colaboração é hoje entendida como uma das chaves para o êxito de qualquer organização e uma estratégia fundamental na educação porque se considera que o trabalho colaborativo facilita o sucesso das aprendizagens. Mas também está provado que os resultados de aprendizagem dos alunos são fortemente influenciados pelo papel das bibliotecas escolares, sendo vários os autores que demonstram uma forte ligação entre o desempenho dos alunos e o apoio dado pela biblioteca escolar, fundamentalmente quando o professor bibliotecário colabora com os outros professores.”

A Coordenadora das Bibliotecas, professora Luísa Nogueira, com a colaboração da Comunidade Educativa, promoveu, no mês de outubro, atividades para a comemoração do Mês das Bibliotecas Escolares (MIBE). Todas as turmas do agrupamento realizaram atividades subordinadas ao tema “Bem-estar socioemocional”. Os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo, através da exploração do livro “Novelo das emoções”, refletiram sobre a importância de perceber as várias emoções e conhecer a melhor forma de lidar com elas. Todos os estabelecimentos de ensino fizeram um mural com o contributo dos alunos e suas famílias. No 2º e 3º ciclo, a partir da importância de uma alimentação saudável os alunos refletiram sobre a importância de um corpo são para que a mente também esteja sã. Todas as atividades aconteceram porque vários grupos disciplinares privilegiaram o trabalho colaborativo – ciências naturais; educação visual e tecnológica; Cidadania… A articulação entre a BE e o SPO também foi muito estreita e o contributo da Doutora Magali Miranda, psicóloga do agrupamento, foi essencial para o sucesso das atividades desenvolvidas.

A equipa das bibliotecas continuará a privilegiar a abordagem da literacia emocional, pelo que as obras a utilizar no projeto “Leituras com sabor”, que este ano se tem desenvolvido sobretudo através do site da BE, quer na rubrica “Hora do Conto” quer “Aprende Fazendo”, serão escolhidas tendo em conta o desenvolvimento de competências emocionais e sociais. Este tema é também uma prioridade no Projeto Educativo do nosso agrupamento, por isso a professora Luísa faz parte da equipa que projetou as atividades que devem fazer cumprir este desiderato.

O trabalho desenvolvido pela equipa das bibliotecas escolares, para minimizar os constrangimentos provocados pela pandemia, passa também pela formação dos seus utilizadores, sobretudo os mais novos, no âmbito das novas tecnologias da informação, sobretudo no respeitante à plataforma utilizada para o ensino à distância – Classroom.

Este ano a nossa biblioteca continua a desenvolver vários projetos iniciados no ano anterior: “Literatura Sensorial Inclusiva”, financiado pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); 10 minutos a ler, financiado pelo Plano Nacional de Leitura (PNL); Conversas (a)fiadas, que este ano sofreu algumas alterações, motivadas pela admissão do nosso agrupamento no projeto do PNL “Clubes de Leitura”, entre outros. Na verdade, estes são alguns projetos que a equipa das bibliotecas escolares do nosso agrupamento leva a cabo para que os seus utilizadores desenvolvam várias competências essenciais ao exercício de uma cidadania comprometida com os valores democráticos.

As Bibliotecas Escolares apresentam-se como espaços agradáveis onde o utilizador pode estar tranquilo, descontraído e concentrado. Nas bibliotecas pode ler um livro, consultar dicionários, enciclopédias, ouvir música, ver um filme, realizar trabalhos escolares, estudar, pesquisar na Internet, sempre apoiado por professores.

As nossas Bibliotecas Escolares esperam por Ti! Sejas utilizador interno (aluno, professor, assistente operacional, assistente administrativo); ou utilizador externo (pai/mãe e encarregado de educação, outras escolas, outras bibliotecas, parceiros locais) serás sempre bem-vindo.

As atividades são diversificadas e criativas; muitas vezes, mágicas!!!


-->

Deixe um comentário »