Bookmaker artbetting.co.uk - Bet365 review by ArtBetting.co.uk

Bookmaker artbetting.gr - Bet365 review by ArtBetting.gr

Germany bookmaker bet365 review by ArtBetting.de

Premium bigtheme.net by bigtheme.org

BE Novembro 19, 2020 0

Dia Mundial da Alimentação

Daliana Silva – Coordenadora Escolas Promotoras de Saúde

No passado dia 16 de outubro, sexta-feira, comemorou-se, no Agrupamento de escolas Fernando Távora, o Dia Mundial da Alimentação. Esta comemoração teve início em 1981 e é atualmente celebrada em mais de 150 países. A comemoração do Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à erradicação da Fome e um apelo aos exageros e erros alimentares. O objetivo global desta comemoração é alertar e consciencializar a opinião pública para questões relacionadas com a alimentação e nutrição. Estima-se que 20 milhões de pessoas no Mundo passam fome, não dispondo de alimentos em quantidade suficiente ou alimentos variados que lhes proporcionem uma alimentação nutritivamente equilibrada. Paralelamente, cerca de dois mil milhões de pessoas no mundo sofrem de obesidade. Em Portugal, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde, muitos Portugueses apresentam problemas de saúde relacionados, de forma direta ou indireta, com uma alimentação desequilibrada. Assim, 10% da população portuguesa sofre de diabetes, 36% dos adultos sofre de hipertensão e 57% de obesidade, juntando-se ainda, a estes valores, os das crianças: 30% têm excesso de peso e 12% são obesas. A solução para este problema passa pela comercialização de alimentos saudáveis a preços mais acessíveis, já que os alimentos processados, e muito mais calóricos, são vendidos no mercado a preços mais reduzidos, funcionando como um incentivo à sua aquisição em detrimento da compra dos alimentos locais, sazonais e sem dúvida muito mais saudáveis. A Dieta Mediterrânica pode ser uma solução no que diz respeito à educação alimentar. Não confundindo o termo “Dieta” com restrições alimentares, este padrão foi Classificado pela UNESCO como Património Mundial e Imaterial da Humanidade e é considerado um dos estilos alimentares mais saudáveis do Mundo. A Dieta Mediterrânica proporciona aos seus seguidores uma série de vantagens, nomeadamente, maior longevidade; qualidade de vida; redução de fatores de risco de doenças crónicas; diminuição de doenças degenerativas e doenças da contemporaneidade (Hipertensão, Colesterol, Diabetes, Aterosclerose, etc). Além destas vantagens, está comprovado que esta Dieta promove a perda de peso e manutenção de um peso saudável. Este estilo de vida contribui também para a redução de custos na alimentação, já que defende o consumo de produtos locais e sazonais e contribui também para a sustentabilidade do nosso planeta, já que é uma Dieta amiga do ambiente.

Tendo como base uma série de conhecimentos sobre alimentação, explorados nas aulas de Ciências Naturais, os alunos do 9ºano, do agrupamento de escolas Fernando Távora, foram para a cozinha e confecionaram pratos saudáveis referentes às cinco refeições do dia (pequeno-almoço, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar). Estas refeições foram filmadas explicando-se a sua confeção e o que se devem incluir para se tornarem o mais saudáveis possível. As filmagens foram compiladas num vídeo único que foi divulgado, a todas as turmas da escola, no dia 16 de outubro. Nesse mesmo dia, os alunos foram postos à prova num jogo/quiz sobre alimentação saudável.

Em tempo de Pandemia, em que a palavra de ordem é distanciamento social, conseguimos comemorar de forma segura este dia importante que é o Dia da Alimentação. Não nos podemos esquecer, no entanto, que todos os conhecimentos adquiridos só são válidos quando postos em prática e que esta doença que nos assalta também pode ser “dominada” com a ajuda de uma alimentação equilibrada, incluindo no nosso dia-a-dia mais alimentos que contribuam para o reforço do nosso sistema imunitário. Não comece uma dieta que terminará algum dia, comece um estilo de vida que durará para sempre.

 


-->

Deixe um comentário »