14ª Edição – 2020 | 2021 do Concurso Nacional de Leitura

BE Janeiro 27, 2021 0
14ª Edição – 2020 | 2021 do Concurso Nacional de Leitura

14ª Edição – 2020 | 2021 do Concurso Nacional de Leitura

 

As escolas foram convidadas a desenvolver atividades que festejem a leitura como ato comunicativo, de liberdade e responsabilidade, um diálogo entre a literatura, a arte e a ciência, um espaço de encontro, criativo e colaborativo.

As bibliotecas escolares estarão, como sempre, no centro desta comemoração nas escolas, promovendo interações com a comunidade, encontrando parcerias e praticando a leitura como um hábito de todos os dias.

O Agrupamento de Escolas Fernando Távora, com coordenação da Professora Luísa Nogueira, a Professora Bibliotecária, está a participar na 14ª Edição – 2020 | 2021 do Concurso Nacional de Leitura (CNL). Concurso que decorre entre o dia 7 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 6 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura (PNL) a iniciativa e o desenvolvimento do Concurso Nacional de Leitura, ao longo de três fases consecutivas: Fase Escolar/Municipal, Fase Intermunicipal e Fase Nacional, com o propósito de dar a esta celebração da leitura e da escrita um caráter mais universal e significativo. O PNL2027 articula-se com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE); Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento.

O objetivo principal do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da Língua Portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. São destinatários do Concurso Nacional de Leitura, os alunos do 1.º, 2.º, 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

A Escola/Agrupamento constituiu um júri a quem coube selecionar as obras a concurso e apurar os vencedores (1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico). Estes vencedores competirão a nível municipal, sendo o número de alunos a apurar definido a nível concelhio, em articulação com a Biblioteca Municipal.

A primeira fase (Escolar/Municipal) está concluída. A adesão foi grande. Os alunos selecionados foram do terceiro ano de Motelo e do terceiro e do quarto anos de Pencelo com o livro “O Rouxinol” de Hans Christian Andersen; dos quintos (A, B e C) e dos sextos (A, B e C) com o livro “Noite de Natal” de Sophia de Mello Andresen e dos sétimos (A, B e C), do oitavo A e do nono A com o livro, “A Vida Selvagem” de Michel Tournier.

O número de alunos que participaram nesta primeira fase foi considerável. Esta é a prova de que o Agrupamento tem alunos e professores motivados e empenhados.

O lema será sempre: “Hoje leitor, amanhã leitor!”


-->

Deixe um comentário »