Viagem de Finalistas a Madrid

Este ano letivo retomou-se a realização da viagem de finalistas de três dias a Madrid para os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas Fernando Távora.

A aventura começou na madrugada do dia 29 junho, onde não houve lugar para o sono e para o cansaço… A vontade e o entusiasmo de descobrir novos caminhos, conhecer novas culturas era grande, pelo que todos os estudantes, acompanhados pelos professores e funcionários embarcaram cheios de expetativas, rumo a Madrid com passagem pelo centro histórico de Salamanca, Património da Humanidade pela UNESCO desde 1988.

Nos três dias que passámos nesta grande cidade europeia, conhecemos locais cheios de arte e história, na companhia de uma guia cultural que nos mostrou os locais mais emblemáticos e turísticos de Madrid, descrevendo o significado histórico e simbólico dos seus monumentos, nomeadamente o Palácio Real, os Jardins do Oriente, as Fontes de Neptuno e Cibeles, a Catedral de Almudena e a Praça Mayor, entre outros locais de igual beleza.

Viajámos no tempo e no espaço, num percurso que nos mostra a urbanidade da cidade, dada pela aliança entre a tradição clássica e a inovação urbanística ilustrada pela arquitetura moderna e contemporânea, que pudemos comprovar nas ruas, avenidas e praças da imensa e maravilhosa capital espanhola. É ainda nos seus museus que o verdadeiro encanto desta cidade se revela, tendo sido o Museu Nacional do Prado por nós selecionado, um dos museus europeus mais importantes pelo seu acervo de arte espanhola, holandesa e italiana, dos períodos do séc. XII ao séc. XIX, e o ponto de partida para esta experiência cultural, que despertou em muitos de nós o desiderato de visitar os, igualmente, famosos museus de arte moderna e contemporânea de Reina Sofia e de Thyssen-Bornemisza que ficará, certamente, para uma nova viagem

A dourar esta visita, somaram-se as experiências culturais diversificadas que vivemos juntos e as partilhas que completaram o livro das nossas recordações, impôs-se a visita ao estádio de Santiago Bernabéu, catedral de glórias desportivas com destaque para alguns dos nossos melhores jogadores, e o parque de diversões temático Warner Brothers, momento alto que nos fez embarcar (até os menos destemidos) numa viagem repleta de magia, adrenalina, diversão e animação.

São também estes os momentos de vivência coletiva, em que estreitámos e consolidámos laços de amizade que farão parte de nós e que nunca os esqueceremos.

Sofia Silva

Técnica do GAAF